Atua tanto na saúde preventiva como de maneira complementar junto aos profissionais da área da saúde física e emocional. É indicada nos casos de estresse, dores emocionais, desgaste mental, exaustão, ansiedade, burnout, insônia, tensões, e dores crônicas.
O exame consiste na captação das imagens eletrofotônicas dos dez dedos das mãos, e análise do estado físico, psicoemocional e energético por meio de uma abordagem integrativa. É realizado de maneira rápida, indolor e não invasiva, e faz a avaliação do nível de estresse, dos chakras, da energia dos órgãos e dos sistemas do corpo. Os estudos dessa ferramenta foram clinicamente verificados após mais de 30 anos de pesquisas clínicas realizadas pelo Dr. Konstantin Korotkov na Rússia.
As pesquisas do Instituto HeartMath®, demonstram que diferentes padrões da atividade cardíaca têm efeitos diferentes em nossos pensamentos e comportamentos. Por mais de 30 anos, o Instituto HeartMath® tem pesquisado cientificamente a conexão entre o cérebro e o coração, e descobriu que o coração influencia as nossas percepções, emoções, intuição, energia e saúde em geral.
As vibrações das Rosas realizam a harmonização dos órgãos dos sentidos, dos sistemas e campos vibracionais, auxiliando o indivíduo a recuperar a capacidade de autorregulação, a aumentar o fluxo energético devido a liberação de energia emocional represada no corpo, a melhorar o padrão de sono, a trazer mais vitalidade e disposição, além de acolher e suavizar as dores emocionais. Essa terapia é indicada principalmente para as pessoas hipersensíveis ou com os sentimentos bloqueados, pessoas em processo de luto (todos os tipos), rupturas, dores emocionais profundas e traumas.
A proposta terapêutica consiste em uma combinação de técnicas meditativas e os sons harmônicos dos instrumentos feitos com cristais de quartzo cristalino, afinados na escala musical pitagórica 432 hz, escolhidos especialmente por sua qualidade e pureza sonora, razões matemáticas, notas e possibilidades de criar intervalos musicais específicos. Segundo o Dr. Mitchell Gaynor, médico pioneiro da oncologia integrativa, os sons são capazes de efeitos fisiológicos como redução da ansiedade, redução de complicações cardíacas, redução da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, aumento dos mensageiros do sistema imunológico, queda dos níveis dos hormônios de estresse, e aumento da produção de opioides (analgésicos) endógenos.
Os florais têm como função básica restaurar o equilíbrio energético em todos os níveis (físico, emocional, mental e espiritual), e ajudar o indivíduo a lidar com os conflitos emocionais. As primeiras pesquisas que resultaram nesse conhecimento foram realizadas pelo médico inglês Edward Bach, e a terapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como terapia complementar desde 1976.